Lista de posts
Meloidoyne graminicola na China
10/08/2017
Nematoide foi detectado em plantas de soja

Os nematoides do gênero Meloidogyne são conhecidos por induzirem a formação de galhas nas raízes de culturas importantes como milho, arroz, trigo, dentre outras culturas, incluindo soja que é a leguminosa mais cultivada no mundo.
Espécies desse gênero estão presentes em todos os continentes, sendo que as espécies mais comuns na China são M. incognita, M. arenaria e M. hapla. Porém, em 2015, foram detectadas plantas de soja com galhas em raízes primárias e secundárias, em Changjiang, o que desencadeou estudos para a identificação do organismo causador dos sintomas.
As galhas foram dissecadas, revelando a presença de fêmeas e massas de ovos de nematoides nas raízes. Como a análise morfológica é a melhor forma de diferenciação das espécies do gênero Meloidogyne, uma detalhada observação foi feita e o padrão das marcas no corpo dos nematoides indicaram se tratar da espécie M. graminicola e a confirmação veio através de técnicas moleculares.
Durante a pesquisa, plantas de soja foram inoculadas com 3.000 ovos para observação dos sintomas e, após 50 dias da inoculação, já era possível notar galhas nas raízes; a população final era de 20.700 indivíduos em estágios variados do ciclo de vida.
O relato traz preocupações para os produtores de soja na China, uma vez que esta foi a primeira detecção de M. graminicola na cultura no país. É preciso, também, que um acompanhamento sistemático e que formas de controle sejam desenvolvidas para reduzir os danos.
Este é o primeiro registro de uma infecção natural da soja com M. graminicola na China, e essa descoberta tem grande importância para a produção chinesa de soja, já que esse nemátodo pode se tornar um problema adicional para essa cultura. A espécie é uma velha conhecida dos brasileiros e, por aqui, causa problemas principalmente em gramíneas.
Para saber mais:
Foto:




