Lista de posts
Defesa e rendimentos combinados
05/03/2018
Estudo aponta benefícios na combinação de neonicotinoide e fungicida no tratamento de sementes de algodão

O algodão, cultivado e utilizado pela humanidade já há milhares de anos, é atacado por várias pragas ao longo de seu desenvolvimento, como plantas daninhas, fungos e insetos. Para proteger as lavouras e combater as pragas várias medidas podem ser indicadas pelos profissionais habilitados, dentre estas opções está o uso de defensivos que devem ser utilizados de acordo com a prescrição.
Nos Estados Unidos, um dos maiores produtores de algodão do mundo, bem como em outros locais, os neonicotinoides são utilizados para tratamento de sementes a fim de evitar o ataque de insetos em quase 100% das plantações nos estados do meio-sul.
Uma análise dos tratamentos de sementes realizados nos estados do Arkansas, Louisiana, Mississippi e Tennessee foi realizada para determinar o valor destes tratamentos nos sistemas de produção locais. Os testes compararam sementes tratadas com neonicotinoide + fungicida e sementes tratadas apenas com fungicida.
Os resultados mostraram que o rendimento do algodão tratado com neonicotinoide + fungicida foi maior: 123, 142, 95 e 104 kg ha-¹ em Arkansas, Louisiana, Mississippi e Tennessee, respectivamente. Verificando as fibras, o aumento foi de 115 kg ha-¹ em todos os estados; o retorno líquido foi de US$ 1.801 por ha-¹, em contrapartida, o algodão tratado apenas com fungicida teve retorno de US$ 1.660 por ha-¹.
Os dados mostraram rendimentos significativos no tratamento combinado de neonicotinoide + fungicida. No Brasil, há disponíveis formulações deste grupo químico para algodão, mas é importante ressaltar que as análises mencionadas foram conduzidas em pesquisa e que em cada campo é fundamental consultar a legislação em vigor, lista de produtos registrados e cadastrados e as recomendações específicas dos profissionais locais habilitados.
Para saber mais:
Foto:




