DefesaVegetal.Net é um projeto da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF)

Desenvolvido por Oxya Agro e Biociências. Informações: contato@defesavegetal.net

Show More
Pelas Boas Práticas Agrícolas e Sustentabilidade da nossa Agricultura

Equipe de produção

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Novo hospedeiro de Colletotrichum nymphaeae no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Diachea leucopodia é relatado em Minas Gerais

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Primeiro relato de virose em feijão-de-porco no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Novos relatos de Cladosporium cladosporioides no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Vetor do amarelecimento letal é encontrado no Pará

Please reload

Lista de posts

Ácaro quarentenário detectado no Brasil

20/06/2018

Aculus schlechtendali foi identificado em macieiras no Estado do Rio Grande do Sul

 

Os ácaros de importância agrícola de um modo geral apresentam um grande risco às produções devido a diversos fatores, como: o grande número de espécies, a dificuldade de detecção destes organismos, a atuação como vetores de fitopatógenos e a alta capacidade de sobrevivência sob condições adversas. Dessa forma, a introdução de novas espécies pode ter graves consequências.

 

Aculus schlechtendali é um ácaro da família Eriophyidae que pode ser encontrado em plantações de maçãs e peras. Normalmente, alimenta-se das folhas (causando ferrugem bronzeamento, secagem e senescência) e dos frutos ocasionando na podridão do mesmo. Em alguns casos é utilizado no controle biológico de ácaros predadores, por exemplo Typhodromus pyri, Amblyseius andersoni e Zetzellia mali. É uma espécie com ampla distribuição geográfica, sendo que na América do Sul há relatos de sua presença no Chile e na Argentina e recentemente houve uma publicação sobre sua presença no Brasil.

 

A detecção de A. schlechtendali no Brasil ocorreu em pomares de macieira localizados na Serra Gaúcha (RS) por pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari. Os organismos foram coletados e enviados a um laboratório credenciado onde foi feita a identificação da espécie através de análises morfológicas. O estudo foi conduzido no período de novembro de 2016 e janeiro de 2017.

 

Esse relato é de grande importância, pois A. schlechtendali é categorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como praga quarentenária ausente para o Brasil [1]. Feito o diagnóstico, cabe ao MAPA estabelecer medidas de contenção e/ou erradicação visando impedir a dispersão da praga. Não há, entretanto, um Plano de Contingência que possa ser colocado em operação.

 

Um aspecto preocupante é que existem referências relatando populações dessa espécie resistentes a pesticidas. Portanto, os indivíduos introduzidos no Brasil podem apresentar fatores genéticos de resistência a determinados ingredientes ativos, o que dificultaria ainda mais o controle do ácaro em campo.

 

A Região Sul do Brasil é responsável por cerca de 98% da produção nacional de maçã, sendo uma parte destinada à exportação. Dessa forma, pode haver a restrição do comércio internacional de maçãs produzidas no Brasil, pois as mercadorias exportadas podem ser interditadas caso a praga seja detectada, resultando na perda de parceiros comerciais. Entre os principais países importadores de maçãs brasileiras os que ainda não possuem relatos da presença de A. schlechtendali são: Arábia Saudita, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Índia e Irlanda.

 

Desde 2001, pesquisadores da Embrapa já haviam alertado quanto ao risco de introdução dessa espécie no Brasil levando em consideração às importações de maçãs (frutos frescos ou mudas) de países onde o ácaro ocorre destinadas a áreas nacionais em que há cultivo de macieiras [2]. Isso mostra a importância da fiscalização do comércio internacional para a segurança alimentar e econômica do país.

 

 

Nota:

[1] IN 41/2008

[2] Sá & Moraes (2001)

 

Para saber mais:

Ferla et al. (2018)

 

Foto:

Queen's Printer for Ontario (2009)

 

Tags:

Aculus schlechtendali

maçã

Malus domestica

praga quarentenária

nova ocorrência

Please reload

Ver todos os textos