Lista de posts
Novo método para detecção do Potato virus Y
17/05/2016
Extração do RNA das peças bucais dos afídeos vetores permite rápida detecção do vírus

Considerado um dos vírus mais importantes da batata no mundo, o Potato virus Y foi descrito na América do Sul no início da década de 1940 e até o início da década de 1990, era raramente encontrado no Brasil.
No entanto, a partir de 1985, ele passou a ser considerado um problema para os produtores brasileiros de batata.
Os testes correntemente utilizados para detecção e caracterização desse vírus utilizam material vegetal, ou seja, são coletadas amostras de tubérculos de plantas sintomáticas, dos quais é feita a extração do material genético do vírus. O problema é que a infecção pode permanecer assintomática, levando à disseminação inadvertida do vírus.
Para resolver esse problema, pesquisadores coreanos desenvolveram um método inovador: eles extraíram o RNA do vírus presente nas peças bucais de três espécies de pulgões vetores (Myzus persicae, Aphis gossypii e Macrosiphum euphorbiae) e de um trips vetor (Frankliniella occidentalis). A detecção do vírus nos vetores é vantajosa, pois permite a adoção de medidas antes mesmo do aparecimento das primeiras plantas sintomáticas.
Segundo os autores, o método é rápido, fácil e adequado para situações em que é necessário conduzir grandes números de análises. Os detalhes podem ser encontrados na edição de maio de 2016 da revista Entomological Research.
Para saber mais:
Foto:




