Lista de posts
Alerta para nova praga da batata nos EUA
08/08/2016
Dickeya dianthicola já está presente em pelo menos 14 estados americanos

Anteriormente conhecida como Erwinia chrysanthemi pv. dianthicola, Dickeya dianthicola é um procarionte e está colocando os produtores americanos em estado de alerta. Os primeiros relatos de sua importância econômica datam da década de 1970 na Holanda e, desde então, ela foi descoberta causando pé-preto e podridões nos tão apreciados tubérculos em países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Romênia, Espanha, Suíça e Reino Unido.
Até o outono de 2014, ela era desconhecida pelos produtores americanos mas, desde então, ela se alastrou e, hoje, está presente em pelo menos 14 estados, incluindo os principais produtores e exportadores de batata. A situação preocupa o setor nos EUA pois a certificação dos materiais de propagação depende da realização de análises laboratoriais, o que vai demandar uma estrutura maior do que a instalada no país.
A propagação da praga em escala local ocorre através do solo, água utilizada para irrigação, cursos d’água naturais. Entretanto, é com a ajuda do ser humano que ela tem se dispersado a longas distâncias, já que pode sobreviver na superfície de tubérculos ou de batata-semente e que poucos indivíduos bastam para induzir a formação de sintomas.
A situação relatada nos EUA preocupa pois o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autoriza a importação de tubérculos para fins de consumo do país norte-americano sem nenhum requisito fitossanitário [1]. Obviamente, o uso proposto é desfavorável ao estabelecimento desse procarionte. O MAPA também autoriza a importação de batata-semente dos EUA com base em regulamentos publicados antes da detecção de Dickeya dianthicola no continente americano [2]. Assim sendo, na ausência de revisão dos requisitos fitossanitários, é possível que essa praga acabe chegando ao Brasil.
Notas:
[1] Importação realizada com base no artigo 5º da IN 6/2005.
[2] Instruções Normativas 06/2006, 32/2012 e 01/2013.
Para saber mais:
Foto:




