DefesaVegetal.Net é um projeto da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF)

Desenvolvido por Oxya Agro e Biociências. Informações: contato@defesavegetal.net

Show More
Pelas Boas Práticas Agrícolas e Sustentabilidade da nossa Agricultura

Equipe de produção

Lançado livro “Tecnologia de Aplicação para Culturas Anuais”

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Novo hospedeiro de Colletotrichum nymphaeae no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Diachea leucopodia é relatado em Minas Gerais

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Primeiro relato de virose em feijão-de-porco no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Novos relatos de Cladosporium cladosporioides no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Please reload

Lista de posts

Nova praga da batata no Brasil

08/11/2016

|

DefesaVegetal.Net

Dickeya solani é detectada em Minas Gerais
 

A batata é um dos vegetais mais cultivados do mundo, só no Brasil, a produção estimada para 2016 ultrapassa 3,6 milhões de toneladas, considerando as três safras deste tubérculo [1].
 

Um fato importante sobre o cultivo de batatas é que as batatas-sementes podem ser originárias de outros países e que os requisitos fitossanitários estabelecidos para essas origens foram regulamentados há mais de dez anos. Portanto, é fundamental que produtores estejam atentos ao aparecimento de plantas apresentando sintomas ou sinais de pragas pois eles podem revelar a presença de organismos até então desconhecidos na cultura no Brasil.
 

Considerando este cenário, produtores de Minas Gerais observaram um aumento incomum nos sintomas da doença blackleg ou canela-preta em batatas (Solanum tuberosum cv. Taurus) provenientes de materiais de propagação importado, resultando em tubérculos apodrecidos e moles.

 

Para identificar o patógeno causador do problema, pesquisadores isolaram amostras de bactérias das plantas afetadas, cultivaram e realizaram testes de DNA. Os resultados revelaram que o material genético isolado era correspondente ao DNA da espécie Dickeya solani, uma bactéria muito temida na Europa por causar sérios impactos econômicos e perda superior a 20% da produção.

 

Para confirmar que se tratava da bactéria D. solani, novas batatas (Solanum tuberosum cv. Ágata) foram inoculadas com uma suspensão das bactérias inicialmente identificadas. Os sintomas, as análises bioquímicas e moleculares confirmaram o primeiro registro de Dickeya solani no Brasil.

 

O uso de material de propagação certificado e seguro é fundamental para que o cultivo seja realizado sem ameaças à agricultura do país. Os autores do estudo sugerem que a espécie D. solani seja incluída em testes de programas de certificação para evitar a propagação do patógeno e os consequentes danos econômicos.

 

 

Nota:

[1] IBGE

 

Para saber mais:

Cardoza et al. (2016)

 

Foto:

SASA

 

Veja também:

No portal DefesaVegetal.Net, você consegue informações (biologia, reconhecimento, distribuição geográfica, manejo e imagens) sobre 140 organismos de importância agrícola e quarentenária para a cultura do batata. Você pode também acessar esse conteúdo no aplicativo Defesa Vegetal usando seu dispositivo Android ou iOS.

 

Tags:

detecção

Dickeya solani

batata

material de propagação

requisitos fitossanitáros

identificação

sintoma

doença

blackleg

Please reload

Ver todos os textos