Lista de posts
Nova praga da batata no Brasil
08/11/2016
Dickeya solani é detectada em Minas Gerais

A batata é um dos vegetais mais cultivados do mundo, só no Brasil, a produção estimada para 2016 ultrapassa 3,6 milhões de toneladas, considerando as três safras deste tubérculo [1].
Um fato importante sobre o cultivo de batatas é que as batatas-sementes podem ser originárias de outros países e que os requisitos fitossanitários estabelecidos para essas origens foram regulamentados há mais de dez anos. Portanto, é fundamental que produtores estejam atentos ao aparecimento de plantas apresentando sintomas ou sinais de pragas pois eles podem revelar a presença de organismos até então desconhecidos na cultura no Brasil.
Considerando este cenário, produtores de Minas Gerais observaram um aumento incomum nos sintomas da doença blackleg ou canela-preta em batatas (Solanum tuberosum cv. Taurus) provenientes de materiais de propagação importado, resultando em tubérculos apodrecidos e moles.
Para identificar o patógeno causador do problema, pesquisadores isolaram amostras de bactérias das plantas afetadas, cultivaram e realizaram testes de DNA. Os resultados revelaram que o material genético isolado era correspondente ao DNA da espécie Dickeya solani, uma bactéria muito temida na Europa por causar sérios impactos econômicos e perda superior a 20% da produção.
Para confirmar que se tratava da bactéria D. solani, novas batatas (Solanum tuberosum cv. Ágata) foram inoculadas com uma suspensão das bactérias inicialmente identificadas. Os sintomas, as análises bioquímicas e moleculares confirmaram o primeiro registro de Dickeya solani no Brasil.
O uso de material de propagação certificado e seguro é fundamental para que o cultivo seja realizado sem ameaças à agricultura do país. Os autores do estudo sugerem que a espécie D. solani seja incluída em testes de programas de certificação para evitar a propagação do patógeno e os consequentes danos econômicos.
Nota:
[1] IBGE
Para saber mais:
Foto:
Veja também:
No portal DefesaVegetal.Net, você consegue informações (biologia, reconhecimento, distribuição geográfica, manejo e imagens) sobre 140 organismos de importância agrícola e quarentenária para a cultura do batata. Você pode também acessar esse conteúdo no aplicativo Defesa Vegetal usando seu dispositivo Android ou iOS.




