Lista de posts
Atualização no DefesaVegetal.net contempla inclusão de organismos para controle biológico de pragas
07/12/2016
|
Desde novembro, informações sobre organismos estão disponíveis no portal

O projeto DefesaVegetal.net recebeu no mês de novembro uma nova e importante atualização: a inclusão de informações sobre organismos usados para controle biológico de pragas. Agora o público pode consultar, através do site, informações sobre biologia de parasitoides, predadores, patógenos e antagonistas utilizados em programas de controle biológico no Brasil. São 27 espécies, para as quais estão disponíveis informações taxonômicas, biologia e alvos biológicos, além de imagens para que o usuário possa reconhecê-los no campo.
DefesaVegetal.Net é um projeto da ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal e o conteúdo sobre os inimigos naturais foi disponibilizado através de uma parceria com a ABCBio - Associação Nacional das Empresas de Controle Biológico. Segundo Amália Piazentim Borsari (ABCBio), o principal propósito da parceria é difundir o conhecimento dos biodefensivos na defesa vegetal, garantindo que o produtor encontre mais opções de produtos fitossanitários dentro do manejo integrado de pragas. “A ideia não é propor a substituição do manejo químico para o biológico, mas sim agregar as tecnologias para controle efetivo e sustentável”, explica Amália. A ABCBio foi responsável por garantir o acesso ao conteúdo técnico de todos os agentes macrobiológicos e microbiológicos de controle registrados no Brasil.
Fábio Kagi, gerente adjunto de inovação e sustentabilidade da Andef, explica a importância de incluir ferramenta de consulta a organismos usados em controle biológico. “Os produtos biológicos têm uma série de peculiaridades que devem ser levadas em conta nos programas de manejo integrado“, comenta. "As fichas dos inimigos naturais somam-se às quase 600 fichas já existentes de pragas agrícolas e todo o conteúdo está interrelacionado e totalmente gratuito", complementa Kagi. A lista completa de organismos utilizados para controle biológico pode ser conferida aqui.
Júlio Sérgio de Britto, coordenador geral de agroquímicos e afins do MAPA, afirma que os estudos desenvolvidos em âmbito privado caminham lado a lado com o trabalho desenvolvido pelas instituições públicas. “Todo projeto desenvolvido com o propósito de propagar informação, como é o caso do DefesaVegetal.net, atende também uma demanda do setor público”, afirma Júlio Sérgio. “É portanto, um interesse nosso, enquanto setor público, incentivar projetos de produção e disseminação de conhecimento”.Oxya Agro e Biociências
Fonte:




