Uma mão lava a outra
Plantas de flores atraentes favorecem o estabelecimento de polinizadores e inimigos naturais em campo

Talvez eles passem despercebidos para muitos, mas o fato é que o agricultor conta com um verdadeiro exército a seu favor, que trabalha silenciosamente e colabora para o aumento da produtividade e para a redução da população de pragas. Alguns animais (aves, morcegos, borboletas, besouros, abelhas, entre outros) são responsáveis pela polinização de 75% das espécies vegetais cultivadas pelo homem, e sua ausência pode afetar a produtividade. Já os os inimigos naturais, são responsáveis pelo equilíbrio do agroecossistema e têm um papel muito significativo em programas de manejo de pragas. Entretanto, para que esses agentes sejam efetivos, é necessário observar a disponibilidade de alguns recursos básicos, tais como: recursos nutricionais e habitat.
Buscando tornar o ambiente mais favorável a polinizadores e inimigos naturais em cultivo de pepino, pesquisadores norte-americanos realizaram uma série de ensaios em campo. Nessa cultura, a polinização por abelhas é essencial para a produção de frutos e, por ser suscetível aos ataques de pulgões (entre eles, Aphis gossypii e Myzus persicae), os inimigos naturais são utilizados como uma alternativa de controle. Porém, as flores não são atraentes e possuem pouco néctar e isso pode interferir na abundância e diversidade desses insetos nas plantações.
Testaram quatro tratamentos: trigo-sarraceno, mostarda-amarela, álisso e pepino somente (como controle). Foram plantadas faixas das plantas de flores atraentes ao longo de 20 m de comprimento na plantação de pepino. Armadilhas adesivas amarelas foram utilizadas para auxiliar no monitoramento dos insetos.
Após a coleta de identificação dos insetos, foi possível perceber que o tratamento de pepino com faixas alternadas com álisso foi o que apresentou melhores resultados. Tanto polinizadores quando inimigos naturais foram atraídos para a área e ali permaneceram. O resultado foi uma maior quantidade e qualidade dos frutos. Nos canteiros intercalados com trigo-sarraceno e mostarda-amarela apresentaram resultados inferiores aos intercalados com álisso, mas ainda assim superiores aos canteiros contendo somente plantas de pepino.
Portanto, oferecer flores pode ser um método para atrair e manter os polinizadores e inimigos naturais na área de cultivo, com benefícios claros para o agricultor.
Para Saber mais:
Foto:
Veja também:

No portal DefesaVegetal.Net, você encontra fichas técnicas de dezenas de espécies de inimigos naturais. Confira!
Tags: