Lista de posts
Raquitismo-das-soqueiras: a doença silenciosa
15/03/2017
Impacto econômico de infecções causadas por Leifsonia xyli subsp. xyli em cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar é a terceira cultura mais importante para o Brasil, atualmente é o país de maior produção mundial desta lavoura. Diante disso, é fundamental conhecer as principais patologias que atingem os canaviais para desenvolver maneiras de combatê-las.
O raquitismo-das-soqueiras (RSD) é considerada uma das mais importantes doenças da cana-de-açúcar no Brasil, causada pela bactéria Leifsonia xyli subsp. xyli. Essa doença não apresenta sintomas externos específicos. Crescimento irregular, raquitismo, afilamento e encurtamento de colmos, são algumas anomalias que podem ser observadas e que podem ser confundidas com outros problemas abióticos.
Com o intuito de determinar a importância econômica e o impacto causado por RSD no setor sucroenergético brasileiro, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos e da Syngenta Proteção de Cultivos avaliaram a extensão e a gravidade de infecções de L. xyli subsp. xyli em canaviais comerciais.
Ocorreu uma redução de 78.600 toneladas por ano, estimando uma perda de anual de aproximadamente US$ 1 milhão relacionada a variedade RB867515 – esta variedade é a mais cultivada no Brasil. O uso de material de plantio infectado foi identificado em 9% dos canaviais, representando 10% da área cultivada.
A dificuldade de se identificar a doença no campo faz com que ela se dissemine rapidamente nas regiões produtoras. Com isso, a utilização de tratamento térmico para multiplicação e produção comercial, o uso de material de propagação saudável, desinfecção dos objetos de corte e uso de variedades resistentes podem auxiliar no manejo desta doença.
Para saber mais:
Foto:




