Lista de posts
Manejo de tripes em melancia
21/03/2017
Pesquisadores propõem plano de amostragem padronizado para Frankliniella schultzei em plantação de melancia

Qualquer tomada de decisão em campo é baseada em planos de amostragem. Trata-se de verificar o nível populacional de pragas nas lavouras baseados em trabalhos intensos em campos de cultivo e muita análise estatística. Isso pode ser feito em uma área específica, em uma planta o em parte da planta (flor, fruto, caule, folha...). Normalmente, elas são feitas nos períodos de maior incidência das pragas e de maior suscetibilidade da cultura.
Há diversos programas de amostragem sendo determinados para diferentes culturas e diferentes pragas. Isto auxilia na predição de danos através da correlação demonstrada cientificamente entre as densidades populacionais e os prejuízos causados, tornando possível saber os níveis de ação e de dano econômico.
Frankliniella schultzei é um trips encontrado em várias culturas, incluindo melancia. Ele ataca principalmente as folhas, alimentando-se da seiva e provocando o dobramento das bordas e coloração esbranquiçada. Pode ser vetor de espécies de vírus do gênero Tospovirus. Devido a importância de F. schultzei no plantio de melancia, pesquisadores brasileiros estabeleceram um plano de amostragem padronizado para F. schultzei em melancieira.
Amostragens semanais em culturas comerciais de melancia foram feitas pelo período de dois anos. Foram feitas avaliações de 69 amostras por parcela. Com isso, viu-se que o local mais indicado para a amostragem de F. schultzei em melancieira nos estádios vegetativo, de floração e de frutificação é na folha mais apical dos ramos. Além disso, a melhor técnica de amostragem é a contagem direta de indivíduos.
Este é o primeiro relato de um plano de amostragem padronizado para F. schultzei em culturas de melancia. A existência de métodos de amostragem é um prerrequisito para o efetivo Manejo Integrado de Pragas (MIP), sendo fundamental na tomada de decisão sobre a necessidade ou não de controle da praga e quando deve-se intervir no agroecossistema.
Para saber mais:
Foto:




