Erysiphe heraclei causando oídio em cenoura no Brasil
Este foi o primeiro registro de relação praga-hospedeiro entre estas espécies

A cenoura foi introduzida no Brasil pelos portugueses, no século XVI, e hoje é uma hortaliça importante no país, com destaque para os estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e São Paulo. Alguns dos problemas do cultivo de cenoura vivenciados pelos produtores brasileiros são a ‘queima-das-folhas’, causada por fungos como Alternaria dauci e Cercospora carotae e a bactéria Xanthomonas carotae.
Uma nova doença foi detectada em 2008, era o oídio da cenoura, atacando diversas partes da planta e entre 2014 e 2016, um novo surto foi registrado em regiões de Brasília, Minas Gerais, são Paulo e Goiás. Para identificar o causador do surto com 100% de incidência, foram utilizadas técnicas de morfologia, DNA e inoculação de plantas de cenoura e salsa para observação dos sintomas e patogenicidade.
Os sintomas começaram a aparecer em mudas de cenoura entre 10 e 15 dias após a inoculação, porém, não apareceram nos testes com salsa. Após as avaliações, o fungo causador da doença foi identificado como Erysiphe heraclei, já registrado causando danos em salsa no Brasil. Porém, o isolado estudado neste momento afetava cenoura, mas não causava sintomas em salsa, o que pode indicar diferença de resposta nesta variedade de salsa ou uma especialização do fungo ao hospedeiro.
Este foi o primeiro relato do fungo E. heraclei como causador de oídio da cenoura no Brasil. O estudo chama atenção para a ameaça da doença para cultivos do cerrado brasileiro durante períodos de seca. É importante ressaltar a necessidade do investimento em pesquisas sobre métodos de controle do fungo, uma vez que ainda não existem produtos registrados para esta finalidade.
Para saber mais:
Foto:
Tags: