DefesaVegetal.Net é um projeto da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF)

Desenvolvido por Oxya Agro e Biociências. Informações: contato@defesavegetal.net

Show More
Pelas Boas Práticas Agrícolas e Sustentabilidade da nossa Agricultura

Equipe de produção

Lançado livro “Tecnologia de Aplicação para Culturas Anuais”

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Novo hospedeiro de Colletotrichum nymphaeae no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Diachea leucopodia é relatado em Minas Gerais

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Primeiro relato de virose em feijão-de-porco no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Novos relatos de Cladosporium cladosporioides no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Please reload

Lista de posts

Interferência espacial

08/08/2017

|

DefesaVegetal.Net

Espaçamento duplo de semeadura apresenta maior rendimento em plantação de soja

 

O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado. Vai muito além de apenas colocar a semente na terra. Tem que haver toda uma logística espacial desde a compra da semente, o preparo do solo, o planejamento da melhor época para implantar a semente no solo, o armazenamento, até mesmo ao longo do processo de desenvolvimento e colheita da planta.

 

O arranjo espacial de plantas de soja é definido pela densidade de semeadura (plantas por hectare), pelo espaçamento entre as fileiras e pela uniformidade de distribuição de plantas dentro das fileiras. Isso pode interferir no crescimento da cultura, na qualidade das pulverizações, no acamamento e, consequentemente, na produtividade, na qualidade dos grãos e na ocorrência de estresses abióticos (déficit hídrico, incidência de luz, nutrientes por exemplo) e bióticos (insetos-praga, doenças e plantas daninhas).

 

Dessa forma, estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) avaliou a interferência da comunidade de plantas daninhas na soja em função do espaçamento de semeadura. Compararam linhas simples (45 x 45 cm) e duplas [(20 x 20 cm) x 67 cm] e estimaram o período crítico de prevenção de interferência em ambos os sistemas. Para o controle de pragas e doenças, utilizaram Thiamethoxam + lambda-cialotrina a 200 mL ha-1; Deltrametrina a 250 mL ha-1. Além disso, determinaram oito períodos para manter a área de plantação livre de ervas daninhas (7; 14; 21; 28; 35; 42; 49 e 145 dias desde a emergência da soja) e oito para coexistência da cultura e da planta daninha (mesmo período). Após esses períodos, as ervas daninhas que surgiram foram autorizadas a crescer livremente até a colheita.

 

Foram encontradas 21 espécies distintas de plantas daninhas na área experimental. A densidade populacional de ervas daninhas foi maior em até 14 dias após a emergência da soja e com 35 dias foi o menor índice. A densidade de daninhas é maior em plantações de linhas duplas. Os autores sugerem que isso ocorre por ter mais espaçamento para as daninhas se desenvolverem. Em fileiras simples, as plantas de soja apresentaram maior altura, devido a menor concorrência intraespecífica. O número de vagens no espaçamento de linha dupla foi maior (36,9%) com relação ao espaçamento de linha simples. Isso ocorreu também ao comparar o número de grãos por planta (36,8%), tendo uma relação direta com o número de vagens. Provavelmente isso deve-se a maior incidência de raios solares.

 

Os resultados mostram que o rendimento em áreas de plantio de soja com espaçamento duplo tem um maior rendimento e produtividade com relação a áreas de espaçamento simples. Apesar disso, o controle de ervas daninhas deve ser feito por um período mais prolongado uma vez que a incidência é mais intensa neste esquema de espaçamento.

 

Estudo como este são importantes, pois o ajuste no espaçamento da lavoura pode conferir ganhos expressivos de produtividade, sem que haja alterações significativas nos custos de produção.

 

 

Para saber mais:

Vitorino et al. (2017)

 

Foto:

DuPont Pioneer (xxxx)

 

Tags:

Glycine max

semeadura

rendimento

produção

espaçamento

Please reload

Ver todos os textos