Lista de posts
Bactéria causadora de doença em cebolas registrada no Brasil
05/09/2017
Burkholderia cenocepacia linhagem IIIB foi detectada em cebolas no Pernambuco e na Bahia

A cebola é uma hortaliça muito consumida no Brasil, a produção em 2016 atingiu a marca de 1.563.986 toneladas, com destaque para o estado de Santa Catarina, responsável por 536.604 (t) deste total [1].
Para manter os bons resultados, é preciso que os produtores fiquem atentos aos fatores que podem ameaçar a lavoura, como doenças causadas por bactérias. Alguns exemplos são a podridão-mole (Pectobacterium spp. e Dickeya spp.), queima bacteriana (Xanthomonas campestris), podridão das escamas que pode ser causada por diversas espécies: Pseudomonas aeruginosa, Burkholderia gladiolli subsp. allicola, B. cepacia, dentre outras.
O chamado BCC é um complexo de bactérias Burkholderia cepacia responsáveis pela podridão das escamas, doença em que os bulbos ficam amarelados, podres e com aroma de vinagre. Em 2015, foi registrada a ocorrência de 20 a 30% de bulbos com estes sintomas em Belém de São Francisco, Orocó (PE) e Mucugê (BA).
Amostras das três regiões foram encaminhadas para análises e, posteriormente, os isolados bacterianos foram utilizados para infectar novas cebolas e determinar a patogenicidade de cada um. Após o reisolamento, os pesquisadores procederam com testes bioquímicos para a identificação da espécie causadora da doença.
Todas as cebolas inoculadas apresentaram os sintomas da podridão das escamas, confirmando a patogenicidade dos organismos. As análises bioquímicas revelaram 99% de similaridade com a espécie B. cenocepacia da linhagem IIIB.
Este é o primeiro registro de B. cenocepacia – IIIB no Brasil, e o primeiro relato causando podridão das escamas no mundo. Por tratar-se da primeira detecção, ainda é necessário que outros estudos sejam desenvolvidos para compreensão da etiologia da doença, formas de controle e prevenção, uma vez que espécies do complexo BCC podem causar perda de até 50% na produção.
Notas:
[1] IBGE (2017)
Para saber mais:
Foto:
Department of Agriculture, Government of Canada (xxxx)




