Super poderes? Não, tecnologia!
Óculos especiais auxiliam na detecção do HLB

No ano passado, falamos aqui no Defesa Vegetal a respeito da busca de novas formas de detecção do HLB, a pior doença de citros e enfatizamos a necessidade de tecnologias que permitam uma detecção precoce, já que a planta pode permanecer assintomática por anos. Hoje já está disponível uma nova ferramenta, um par de óculos com lentes vermelhas que auxiliam na Inspeção do HLB na Citricultura.
O estudo da nova tecnologia levou três anos até que o filtro ideal para revestir as lentes fosse desenvolvido pela EMBRAPA Instrumentação e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) [1]. O que acontece é que o filtro aumenta o contraste da cor das folhas, facilitando a detecção das manchas de mosqueamento ou amarelecimento provocadas pelo HLB.
Seguindo padrões de qualidade internacionais, os óculos também protegem os olhos da luz solar e promovem conforto durante o uso, a expectativa é que a ferramenta seja utilizada em outros países além do Brasil, por exemplo, Estados Unidos, China, México, Espanha e Índia.
Os óculos já estão patenteados e licenciados para comercialização, os detalhes estão na página na Embrapa, porém, os pesquisadores alertam que é fundamental aliar a tecnologia com a experiência adquirida nas inspeções. Uma avaliação cuidadosa é necessária, pois o mosqueamento das folhas pode ocorrer por outras causas, como a falta de zinco.
Lembramos que, por se tratar de praga quarentenária presente, a detecção de plantas com sintomas sugestivos de HLB deve ser comunicada às autoridades, para diagnóstico e providências previstas em legislação.
Nota:
[1] EMBRAPA (2017)
Foto:
Tags: