Lista de posts
Ataque dos vírus do alho
10/07/2018
Pesquisadores detectaram infecções mistas de OYDV e Allexivirus em plantações de alho em Santa Catarina

O alho (Allium sativum) pertence à família Alliaceae que inclui também cebola, cebolinha, alho-poró, entre outros. Tem origem asiática, é cultivado por milênios e expandiu mundialmente devido seus valores de especiaria, nutricional e medicinal. É a segunda espécie do gênero Allium economicamente mais importante no Brasil, na safra de 2016/17 a produção foi cerca de 130 mil toneladas. Os Estados de Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina são os que mais se destacam. O país importa cerca de 55% do alho consumido no país, sendo os principais fornecedores a China, a Argentina e a Espanha.
As pragas que causam mais danos à cultura do alho são ácaros (Aceria tulipae), fungos (Alternaria porri, Sclerotium cepivorum, Fusarium oxysporum, Pyrenochaeta terrestres, Puccinia allii), tripes (Thrips tabaci), traças (Cadra cautella, Ephestia elutella, Plodia interpunctella), pulgões (Aphis gossypii, Neotoxoptera formosana, Myzus persicae) e nematoides (Ditylenchus dipsaci, Belonolaiumus longicaudatus, D. destructor, Meloidogyne chitwoodi). Além de causarem danos oriundos de seu ataque em alguns casos podem ser vetores de algumas doenças, como as viroses do alho.
Em 2016, pesquisadores da Epagri e da Embrapa encontraram plantas de alho no município Vale do Itajaí (SC) apresentando sintomas de mosaico amarelo nas folhas (estrias amareladas, nanismo, clorose, folhas retorcidas). Com intuito de diagnosticar a espécie causadora, amostraram aleatoriamente plantas sintomáticas que foram submetidas a análises moleculares laboratoriais.
Os resultados foram positivos para Potyvirus (Onion yellow dwarf virus - OYDV) e Allexivirus (teste comum para as espécies Garlic virus B - GarV-B, Garlic virus C - GarV-C, and Garlic virus D - GarV-D). Também foram detectadas plantas apresentando infecções mistas (OYDV e Allexivirus), o que ocasiona em uma maior perda na produção.
Os vírus já tinham sido relatados em campos de alho em outras regiões brasileiras. Porém, ainda não haviam pesquisas sobre essas viroses em campos de alho no Estado de Santa Catarina. Esta é a primeira vez que OYDV e Allexivirus são encontrados associados ao alho neste Estado.
Este estudo fica como alerta aos produtores de Vale do Itajaí levando em consideração a abundância de espécies do gênero Allexivirus que atacam o alho mundialmente (dentre outras espécies pertencentes ao gênero Allium), OYDV ser o principal vírus infectante do alho no mundo, Santa Catarina ser o segundo maior produtor nacional de alho e que essa região também possui plantações de cebola - outro hospedeiro dos vírus.
A propagação vegetativa é o principal mecanismo responsável pela disseminação dos vírus no alho, desse modo o manejo das viroses na cultura deve ser preferencialmente preventivo através do uso de materiais de propagação sadios, armazenamento adequado ao produto, evitar plantios sucessivos, destruição das plantas infectadas, controle dos vetores transmissores de viroses e de plantas daninhas.
Para saber mais:
Foto:




