DefesaVegetal.Net é um projeto da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF)

Desenvolvido por Oxya Agro e Biociências. Informações: contato@defesavegetal.net

Show More
Pelas Boas Práticas Agrícolas e Sustentabilidade da nossa Agricultura

Equipe de produção

Lançado livro “Tecnologia de Aplicação para Culturas Anuais”

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Novo hospedeiro de Colletotrichum nymphaeae no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Diachea leucopodia é relatado em Minas Gerais

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Primeiro relato de virose em feijão-de-porco no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Novos relatos de Cladosporium cladosporioides no Brasil

Novas fichas de pragas em DefesaVegetal.Net

Please reload

Lista de posts

De olho na mosca-das-frutas oriental

28/03/2019

|

DefesaVegetal.Net

Primeiro registro de Bactrocera dorsalis (mosca-das-frutas oriental) na Europa

 

Bactrocera dorsalis, conhecida também como mosca-das-frutas oriental, é uma espécie originária da Ásia considerada uma das pragas mais importantes para a agricultura. Está presente em mais de 100 países e há registro de incidência em aproximadamente 300 espécies vegetais, dentre elas manga, laranja, goiaba, limão, caju, melancia, banana, feijão e café.

 

Um levantamento utilizando armadilhas com feromônio e análises moleculares de espécimes coletadas de frutos infectados em pomares mistos localizados na região de Campânia (Itália) foi publicado na revista Insects. Após a caracterização dos organismos amostrados, o estudo confirmou sua presença na Europa, sendo este o primeiro registro da espécie no continente. O maior entrave para os países da Europa decorre da provável imposição de restrições fitossanitárias mais rigorosas sobre os produtos agrícolas exportados, principalmente para o continente americano.

 

No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) regulamenta B. dorsalis como praga quarentenária ausente [1] estando, inclusive, na lista de pragas de alerta máximo. O risco de sua introdução é alto devido ao comércio e turismo internacional.

 

Além de resultar em um grande impacto econômico ao mercado de exportação brasileiro e ser oneroso o estabelecimento de medidas fitossanitárias, a introdução da mosca-das-frutas oriental é uma ameaça às produções locais, pois possui um ciclo de vida curto (o desenvolvimento de ovo a adulto requer cerca de 16 dias dependendo das condições climáticas e ambientais), tem uma ampla gama de hospedeiros (o que favorece o ataque a plantas que amadurecem em diferentes períodos do ano) e alta capacidade de dispersão e reprodutiva.

 

Caso a espécie venha a se estabelecer na Itália, será fundamental que o MAPA revise os requisitos fitossanitários para a importação de frutas frescas com vistas a evitar sua entrada no Brasil.

 

 

Nota:

[1] Instrução Normativa 41, de 1 de julho de 2008

 

Para saber mais:

Nugnes et al. (2018)

 

Foto:

Regina Sugayama (2017)

 

Tags:

Bactrocera dorsalis

mosca-das-frutas

novo registro

praga quarentenária

praga quarentenária ausente

Please reload

Ver todos os textos