Lista de posts
Praga Quarentenária da banana amplia sua distribuição geográfica
10/04/2019
O fungo causador do Mal-do-Panamá foi detectado na Índia

Em 2017, o Portal DefesaVegetal.Net publicou uma lista elaborada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) das 20 pragas quarentenárias ausentes mais importantes para agricultura brasileira. Dentre elas, consta a espécie Fusarium oxysporum f. sp. cubense Raça 4 Tropical (TR4), fungo causador da doença Mal-do-Panamá.
Foi publicado pela revista Plant Disease o primeiro relatório de TR4 em banana na Índia. Amostras coletadas em 2017 de bananeiras que apresentavam sintomas de infecções (amarelecimento das folhas, folhas reduzidas e murchas, folhas caindo precocemente, dobramento do pecíolo, divisão longitudinal e descoloração vascular do pseudocaule) confirmaram a presença do fungo através de análises morfológicas e moleculares.
Esse é o primeiro caso dessa praga na Índia, sendo este país o maior produtor de bananas do mundo - com uma produção anual de aproximadamente 29 milhões de toneladas produzidas em 2016 [1], seguido da China, Indonésia e Brasil.
TR4 está entre as doenças mais destrutivas de banana, gerando impactos severos nos países onde ocorre, pois causa a morte prematura das plantas, podendo atingir até 100% das produções. Sendo assim, a nova detecção alerta que o fungo está em constante processo de dispersão e já que o Brasil é um dos maiores produtores globais da fruta, para efeitos práticos, significa que os portos e aeroportos devem ser rigorosamente monitorados para tentar impedir a entrada de produtos vegetais contaminados e conter a praga. Em 2018, foi publicado no Diário Oficial da União o Plano Nacional de Contingência para ações preventivas e emergenciais de contenção, supressão e erradicação de focos da praga [2].
Veja abaixo a distribuição geográfica atual da espécie
Fusarium oxysporum f. sp. cubense Raça 4.

Nota:
[2] Instrução Normativa 43, de 13 de agosto de 2018
Para saber mais:
Foto:




