Associação de mosca-das-frutas com banana
Ceratitis capitata é encontrada pela primeira vez associada à banana no Brasil

A banana é a fruta mais consumida mundialmente. O Brasil é o quarto maior produtor no mundo (aproximadamente 7 milhões de toneladas), ficando atrás apenas da Índia, China e Indonésia [1]. Seu cultivo ocorre em todos os 27 Estados e no Distrito Federal, sendo São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará os que se destacam. Apesar de exportar parte de sua produção para o Uruguai, Argentina e Polônia, por exemplo, a maior parte é destinada ao consumo interno.
A presença de doenças e pragas é o principal entrave que afeta a bananicultura. Diante da sua importância para o país e para o mundo, é preciso estar atento às ameaças fitossanitárias. Conhecer as pragas incidentes é indispensável para a tomada de medidas de controle, sem afetar o equilíbrio bioecológico da plantação.
Levando em consideração que em outros países, como no Havaí, já foi relatada a presença de mosca-das-frutas (Ceratitis capitata) afetando bananeiras e no intuito de aumentar o conhecimento sobre as interações entre praga e hospedeiro, visando o manejo desses insetos e êxito na produção, pesquisadores do Estado da Bahia fizeram um estudo no município de Juazeiro (BA) em plantações de banana. Os frutos coletados foram encaminhados para análises laboratoriais.
Os resultados obtidos comprovou a presença da mosca-das-frutas, sendo este o primeiro relato dessa associação no Brasil.
Isso causa grande preocupação por diversos fatores. C. capitata é uma espécie polífaga, com mais de 90 hospedeiros, cosmopolita, generalista e com alta plasticidade bioecológica. Sendo assim, a banana como novo hospedeiro da mosca-das-frutas, pode contribuir na manutenção da população de tefritídeos em regiões de produção de frutíferas, uma vez que normalmente as regiões produtoras de banana possuem a presença de outros hospedeiros propícios para a praga nas redondezas. Isso afeta fortemente a fruticultura brasileira. Outro fator é que a Bahia é um dos Estados de maior produção da cultura no Brasil. Além disso, há a provável importância de quarentena da mosca-das-frutas sobre exportações de banana, por essa praga já apresentar restrições quarentenárias para outros países, como por exemplo: Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Barém, China, Cazaquistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Belarus, Moldávia, Rússia, Peru, Ucrânia e Nova Zelândia [2]. Isso pode resultar na revisão dos requisitos fitossanitários para exportação para países livres dessa praga ou com programas ativos de erradicação da mesma.
Nota:
[1] Embrapa (2016)
[2] EPPO - consulta realizada em mai/2019
Para saber mais:
Foto:
Tags: