Lista de posts
Mal-do-Panamá Raça 4 Tropical chega à América do Sul
21/08/2019
TR4 é considerado um fungo com alto potencial de impacto

Pesquisadores do Instituto Agrícola Colombiano (ICA) confirmaram a detecção de plantações de banana no norte da Colômbia infectadas por Fusarium oxysporum f. sp. cubense Raça 4 Tropical (TR4), um fungo que ataca os sistemas vasculares das bananeiras e pode causar perdas de até 100% da produção.
Os sintomas iniciais foram observados em junho de 2019. A confirmação da patogenicidade ocorreu através de análises moleculares. Diante disso, o país colocou em quarentena e destruiu as áreas afetadas, foram estabelecidos postos de controle para desinfecção de materiais que possam estar contaminados e teve um aumento da vigilância da doença em plantações locais.
As hipóteses para introdução do TR4 na Colômbia são a possibilidade da cepa ter sido transportada por maquinário agrícola importado, por trabalhadores agrícolas ou turistas, materiais de propagação, como também através de folhas de bananeiras utilizadas para embrulhar alimentos, por exemplo. A fruta não é considerada uma via de transmissão do fungo.
Uma medida de contenção do patógeno é destruindo as plantas infectadas e desativando as fazendas de produção temporariamente para evitar que os esporos escapem no escoamento, já que podem permanecer latentes no solo por muitos anos. Estudos sobre outros métodos de controle da doença estão sendo desenvolvidos, mas ainda são incipientes.
Os países da região estão em alerta máximo e devem tomar medidas preventivas, incluindo a elevação do controle fitossanitário em portos, aeroportos e pontos de entrada nas fronteiras, como também medidas de biossegurança.
O TR4 pode ser mais difícil de controlar no continente Americano em relação aos demais continentes ao qual encontra-se presente (Ásia, Austrália, África, Oriente Médio), pelo fato da América ter uma ampla área de produção de banana, ocasionando em um maior impacto econômico e, consequentemente, afetando o mercado global da fruta. Além disso, a planta hospedeira é comumente encontrada em áreas urbanas, o que facilitaria as etapas iniciais do processo de estabelecimento.
O Brasil é o quarto maior produtor mundial da fruta. Para o país, o fungo TR4 é regulamentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como praga quarentenária ausente [1] e existe um Plano Nacional de Contingência para ações preventivas e emergenciais de contenção, supressão e erradicação de focos da praga [2]. De acordo com o Observatório de Pragas Sem Fronteiras pelo menos 149 espécies que foram introduzidas na Colômbia também foram introduzidas no Brasil, mostrando o longo histórico de intercâmbio de pragas entre os dois países.
Notas:
[1] Instrução Normativa 39, de 01 de outubro de 2018
[2] Instrução Normativa 43, de 13 de agosto de 2018
Para saber mais:
Foto:
Veja também:
- Praga Quarentenária da banana amplia sua distribuição geográfica
- Brasil lista 20 pragas agrícolas mais importantes que ainda não chegaram ao País




