Lista de posts
Nova praga do trevo-vermelho no Brasil
22/08/2019
É o primeiro relato de Crocidosema cosmoptila no país

Crocidosema é um gênero de traça que engloba espécies economicamente importantes por serem polífagas e ter capacidade de danificar diversas plantas, incluindo frutíferas, algodão, leguminosas, entre outras. Geralmente são encontradas no Hemisfério Sul, mas algumas têm a distribuição mais ampla. No Brasil, uma das principais espécies deste gênero é a C. aporema, que é extremamente prejudicial à soja.
Recentemente pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) avaliaram plantas danificadas de Trifolium incarnatum (trevo-vermelho) localizadas no município de Guarapuava/PR.
Para a análise foram coletadas folhas e caules sintomáticos. A identificação do agente causador foi feita através da morfologia da genitália do organismo adulto. Todos os indivíduos foram descritos como C. cosmoptila. Outra observação foi que as larvas podem se alimentar tanto das folhas como dos caules da planta, assim como C. aporema.
Este estudo relata a primeira ocorrência de C. cosmoptila no Brasil. Até o momento, C. cosmoptila havia sido registrada apenas na Argentina.
Os hábitos de vida (alimentação, reprodução, deslocamento, impactos...) dessa espécie ainda são poucos conhecidos. É necessário que sejam realizados mais estudos sobre a bioecologia de C. cosmoptila e seus potenciais hospedeiros.
Para saber mais:
Foto:




